Como lidar com nossos próprios defeitos?

quinta-feira, 1 de março de 2018


Seja numa entrevista de emprego, quando você conhece alguém novo, ou num papo sincero consigo mesmo, defeito é um assunto muito complicado. Em alguns casos, eles nos saltam tanto aos olhos que fica difícil enxergar as qualidades que nos preenchem.

Mas afinal, como lidar com nossos próprios defeitos?
Se já é difícil conviver com os defeitos alheios, imagina com os nossos, que nos perseguem por onde quer que a gente vá. Mas já que eles nos perseguem tanto, nós temos que aceitar que eles fazem parte da nossa vida. Em conjunto com nossas qualidades, eles fazem quem nós somos, nossa personalidade, visão de vida, nossas amizades e o caminho que queremos trilhar. O que nos resta fazer é aprender a conviver com eles e, principalmente, tentar transformá-los em coisas positivas.

Defeitos podem se tornar coisas positivas?
A partir do momento em que você reconhece seus defeitos e os papéis que eles desempenham na sua vida, você pode torna-los em algo positivo. Se você enxerga que é muito cabeça quente, desorganizado, não segue rotina alguma, entre outras coisas, por que não focar em atividades em que essas características sejam necessárias? Exercícios físicos, trabalhos que não exigem funções metódicas. Atividades que te façam perceber que os seus defeitos, na verdade, podem ser qualidades. 


Photo by Alina Miroshnichenko on Unsplash
E quando não dá para fazer isso?
Você sente que eles podem ser prejudiciais para você ou para as pessoas que você ama?  Na vida não dá para agradar a todos, mas se você acha que isso te faz mal e quer mudar, o primeiro passo você já deu, que é reconhecer o problema. Agora que você já sabe a doença, basta achar o remédio. Busque fazer reflexões sobre si mesma, conversar com alguém, ou procurar ajuda profissional. Se não te faz bem, você pode e deve mudar isso. 


Photo by Lyndsey Marie on Unsplash
A regra é clara: SEJA FELIZ!
Independente dos defeitos que você ache que são irremediáveis, ou se você sente que suas qualidades não dão conta do recado, você é quem você é - quer coisa mais incrível que isso? - Você não precisa fazer nada que não te faça bem, que não te faça feliz. Os seus defeitos te incomodam? Bate um papo com eles e vê o que dá pra fazer. O que não pode nessa vida é não ser feliz, e isso é um caminho em que se avança aos poucos, tem suas dificuldades, mas no final, vale toda a pena!

Nenhum comentário

Postar um comentário