Comece AGORA a usar estes 5 passos contra a insegurança emocional!

sábado, 3 de março de 2018


Você tem vontade de começar um curso novo, mudar de faculdade, quem sabe viajar pelo mundo, ou fazer um canal no Youtube. Mas nada disso se torna realidade, porque você se sente paralisada, com medo de fracassar, de ser rejeitada. Apesar da tentativa de se jogar e deixar acontecer, você não consegue dar nenhum passo sequer para fora da sua zona de conforto.

Não é de hoje que nós sabemos que a insegurança faz parte de nossa vida. De forma natural, ela serve como uma espécie de proteção contra o perigo e o incerto. Assim como o medo, a falta de segurança já nos livrou de poucas e boas. Mas - como tudo na vida - em excesso, essa sensação de não se sentir suficiente para fazer algo é extremamente agonizante.

Photo by Volkan Olmez on Unsplash
Eu sei que isso pode incomodar bastante porque eu já me senti muito insegura em relação a várias coisas, inclusive sobre a criação deste blog. Algumas pessoas se sentem assim durante toda sua vida e têm aquela sensação ruim de estar perdendo a chance de vivenciar algo incrível por conta deste medo, que ao invés de protegê-las, as jogam direto para o fundo do poço onde criam raízes indestrutíveis.

Se você se sente assim, nesta postagem eu vou compartilhar com você 6 passos que eu usei para me tornar mais segura e que ainda uso até hoje quando bate aquela dúvida. É claro que não existe fórmula exata, mas estes hábitos me ajudaram muito e espero que eles possam te ajudar também!

QUESTIONE SUA INSEGURANÇA
Uma das principais coisas que você deve fazer quando se sentir insegura sobre algo é questionar esta insegurança. Será que ela é racional? É normal sentirmos um certo frio na barriga quando estamos prestes a fazer algo inovador no nosso ponto de vista, mas se sentir insegura a ponto de não conseguir seguir em frente não é. Pergunte-se sobre a excessividade deste sentimento e se você não pode fazer absolutamente nada a respeito para diminuí-lo.

COLOQUE NO PAPEL
Eu já falei algumas vezes aqui no blog da importância de se colocar no papel os sentimentos que nos impedem de prosseguir e trilhar nosso caminho. Com a insegurança não é diferente. Escreva em um papel todos os medos que te deixam paralisada e que ainda não permitiram que você fizesse o que tem vontade. Depois de escrevê-los, você perceberá que algum deles não são tão racionais ou graves assim como você imaginava.

BUSQUE POSITIVIDADE
Lembra daquela postagem sobre pessoas tóxicas? Se você tem insegurança, este é o pior tipo de pessoa com a qual você pode se envolver. Você deve encontrar uma galera que te jogue para cima, que te traga aquela sensação gostosa de positividade e que veja o melhor em você. Para que conviver com pessoas que vão te tornar ainda mais insegura e sem poder sobre si mesma?

Leia mais: Aprenda a identificar pessoas tóxicas na sua vida!


Photo by Lina Trochez on Unsplash
DESAFIE-SE
Eu tenho um desafio do bem para você. Todos os dias, uma vez ao dia, encontre algo positivo em você. Pode ser físico ou não. Enxergue suas qualidades e mantenha seu foco nelas para a superação daquela sensação de inferioridade que persegue você. Você é única, você é incrível. Depois de um tempo isso vai virar um hábito super construtivo para a sua vida, além de alimentar o amor próprio.

QUAL A PIOR COISA QUE PODE ACONTECER?
Eu sei que quando a gente acha que vai fracassar fazendo algo, inúmeras possibilidades passam pela nossa cabeça. Será que vou ser rejeitada? Será que isso vai dar certo? Será que eu sou boa o bastante para isso? Nesse caso, pense na pior coisa que poderia acontecer se você fizer o que está planejando. Você prejudicaria alguém? Alguém ficaria magoado por isso? Não? Então por que não tentar se jogar nisso e ver no que vai dar no final. Se der certo, perfeito, mas se não der serve de experiência para aventuras futuras que você terá quando se desvincilhar da insegurança.

A busca por uma ajuda profissionalizada é sempre importante - e indispensável - então não se sinta mal em procurar um profissional ou alguém para conversar sobre isto. Esses passos funcionaram para mim e eu espero, de todo meu coração, que funcione para você também. Caso você queira conversar, desabafar, falar sobre crises existenciais, ou fazer alguma crítica, pode entrar em contato comigo pelas minhas redes sociais/redes sociais do blog. Eu vou adorar te ouvir!

Beijão, Isa.

Nenhum comentário

Postar um comentário