Guerra Feminina: Por que odiar outras mulheres?

domingo, 4 de março de 2018


É muito incrível incentivar o empoderamento feminino. Mas, muitas vezes esquecemos de pensarmos que além de nos sentirmos poderosas, devemos deixar de lado uma velha mania estimulada na vida feminina: o ódio entre o mesmo gênero.

Sim! Quem nunca teve inveja/ciúme da amiga que chegou toda maravilhosa no evento e chamando a atenção de todo mundo? Quem nunca viu uma foto de uma menina super linda e sentiu aquela pontinha de raiva por não ser você recebendo todos aqueles likes e comentários?

Em alguns casos, isso chega a ser tão forte em outras pessoas, que mulheres preferem manter a distancia de amizades femininas por achá-las não confiáveis e traiçoeiras. Eu, por exemplo, durante muito tempo mantive amizade apenas com meninos e achava que ter uma amiga mulher nunca me traria a confiança que eu sentia nos meninos. Que bobagem né?

Photo by Becca Tapert on Unsplash
A questão é que por muito tempo, e até hoje, esta competitividade feminina foi alimentada. Você tem que ser mais bonita, mais prendada, mais simpática do que outra mulher, porque assim você vai arranjar um marido melhor, ter uma vida melhor. Isto é tão forte no nosso dia a dia que a palavra 'fraternidade', que significa 'união entre irmãos' é a única que conhecemos quando o assunto é união. Já 'sororidade', a 'união entre irmãs' nem faz parte do nosso dicionário e tão pouco do nosso cotidiano.

Apesar disto estar tão vivo em nós, é ESSENCIAL que as mulheres entendam que uma outra mulher não é e não DEVE ser sua inimiga. O mundo é gigante e tem espaço para cada uma de nós. Você pode até achar que aquela sua amiga é mais bonita que você, que ela vai chamar mais atenção, mas isso não é verdade. Porque você é única do jeito que é, e linda justamente por isto. 

Todas nós somos diferentes e é isto que faz tudo ser tão legal. Não é porque a outra mulher é linda que isto faz de você feia. Uma beleza não exclui a outra porque não existe só um tipo de beleza. Cada uma de nós tem algo especial, e isto vai além da estética, também vem de dentro. A sua luz é só sua, então para que odiar/invejar a luz de outra mulher? 

Mais do que nunca, devemos nos unir. Devemos adicionar a palavra 'sororidade' não só ao dicionário, mas ao nosso dia a dia. Sentir alegria pela conquista alheia e apoiar umas as outras. Falar mal, fazer fofoca e incentivar o ódio entre nós só fará nossa luta ficar mais dispersa e empatar nossas conquistas.

Photo by Evan Kirby on Unsplash
Escute, apoie, emane sua luz. Existe lugar para todas nós. Iremos muito mais longe juntas do que sozinhas. Seja revolucionária. Ame outra mulher.

2 comentários

  1. Incrível, uma leitura essencial para todas as mulheres! 👏🏼
    Ps: Me sinto grata por ter uma amiga tão maravilhosa e empoderada que nem você, te amo! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu sou muito grata pelo nosso encontro na vida e pelo quanto nós estamos aprendendo uma com a outra!💖 Te amo

      Excluir