Precisamos falar sobre: Medo da Rejeição

domingo, 22 de abril de 2018


Existem muitas coisas nocivas para os seres humanos. Poluição, cigarro, bebidas alcoólicas, doenças,  sal demais. Todas essas coisas e mais milhares semelhantes estão presentes em qualquer site médico. Você pode encontrar em diversos lugares informações que te alertam dos perigos de entrar em contato com cada uma delas e o tipo certo de tratamento ao qual você deve se submeter caso queira se livrar disso. 

Mas, venho aqui denunciar um erro cometido por por todas essas pessoas. Elas esqueceram de te contar um dos fatores mais nocivos ao ser humano. Infelizmente, é praticamente impossível evitá-lo. Você não consegue se agasalhar contra isso, e nem vai achar nenhum medicamento, ou dieta milagrosa que consiga o livrar. Esse fator, que é tão perigoso quanto uma doença que te corrói por dentro - porque, metaforicamente, é uma doença que te corrói por dentro - é o medo da rejeição

Photo by Dmitry Ratushny on Unsplash
Você já parou para pensar em quantas ações, em quantas decisões você já tomou por conta disso? Aposto que você já deixou de dizer o que pensa numa roda de amigos, que você já fingiu ter gostado daquele filme, ter achado aquela banda sensacional, ou concordado com uma opinião diferente da sua para que você não fosse rejeitada. Você já postou uma foto, morrendo de medo de ninguém curtir ou comentar, e pediu para um amigo curtir, só para garantir que as outras pessoas pensem que você não é rejeitada. 

Você já mudou seu visual, seu comportamento, seu jeito de falar, andar e vestir, com medo do que as pessoas com quem você convive possa achar de você. Deus me livre alguém te rejeitar por ser quem você é, já pensou? Mesmo que inconscientemente e mesmo que você esteja negando agora ter feito tudo isso, eu posso te garantir que você já mudou, nem que seja 1%, para se adaptar ao seu ambiente.

Tudo bem, você não precisa se sentir mal por isso. Nós somos seres sociais, não sobrevivemos sozinhos, logo a adaptação é necessária para a nossa sobrevivência. Mas, a partir do momento em que você muda tanto, ao ponto de não conseguir se reconhecer mais, bom, ai temos um problema em potencial.

Você passa a ter tanto, mas tanto medo de ser rejeitada, que isso começa a te corroer. Cada ação sua é calculada e consultada no que as pessoas vão achar de você. Imagina você não ter mais seguidores nas redes sociais, imagina ninguém te chamar para aquela festa, imagina "seus amigos" te ignorarem na faculdade. O medo é tão grande que você passa a ser outra pessoa. O medo é tão grande, que você se torna ele. Você é o seu medo de ser rejeitada

Photo by kevin laminto on Unsplash
Nada que você faça, não importa onde você vá, ou o que você diga, será o suficiente. Sua insegurança não vai te deixar em paz, porque a qualquer momento você pode ser abandonada. Você não é boa o suficiente, é por isso que o tempo todo tem que ficar se esforçando para gostarem de você. Tem que mandar mensagem para que não te esqueçam, tem que comentar as fotos para que comentem as suas, tem que estar por dentro das fofocas. Tem que... 

O que eu vou dizer agora, para uma pessoa assim - e se você é ou conhece uma pessoa assim, é importante que leia com atenção - pode parecer absurdo, mas deve ser dito. Você não "tem que" ser, ou fazer nada. Não "tem que" gostar, não "tem que" se vestir, não "tem que" assistir nada, absolutamente nada. Na verdade, tem uma coisa que você "tem que" fazer sim. O seu único dever é "ter que" ser você mesma. É isso mesmo, é só isso. 

Goste do que você quer gostar, ame quem você quiser amar, use o que você quiser usar, e quando as pessoas gostarem de você, vai ser pelo o que você é, e não pelo o que finge ser. Não se preocupe se as redes sociais ficarem vazias, se as mensagens pararem de aparecer, ou se os convites diminuírem. Tudo e todos que você conquistar vai ser pelo o que você, realmente, é. Imagina que lindo, não precisar fingir nada, não precisar ter medo de nada. Apenas aproveitar o tempo e respirar sem ter que caber numa armadura de plástico

Photo by Tess Nebula on Unsplash
A rejeição é uma das coisas mais indesejadas pelos seres humanos. Ninguém recebe um manual de instruções para lidar com ela, nem encontra em site médicos medicamentos contra isso. Mas, o remédio para esse mal está mais perto do que você imagina. Está dentro de você. Encontre a si mesma, seus verdadeiros desejos, e não tenha medo de demonstrar isso para ninguém. Quem merecer estar ao seu lado, vai estar. A jornada é menos tortuosa quando você passa a não ter medo de tropeçar nas pedras do caminho. Afinal, o quanto você é o seu medo de ser rejeitada?


Nenhum comentário

Postar um comentário